image

O Projeto tem como meta contribuir para que as análises demográficas em população e desenvolvimento da região Centro-Oeste sejam consideradas nas tomadas de decisão do setor público, incorporando uma perspectiva de gênero, raça e geração.

O Projeto Casa de População e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste, inaugurado no dia 25 de novembro de 2003, no auditório da reitoria da Universidade de Brasília, é fruto de um esforço de várias instituições: a Universidade de Brasília (UnB), o Governo do Distrito Federal (GDF) por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (SEDUH/DF), a Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD), a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), consubstanciado no projeto BRA02P02 – População e Desenvolvimento no Brasil, 3º Programa de Cooperação entre o UNFPA e o Governo Brasileiro.

Objetivo

Estratégias

Para atingir essa meta devemos atuar sob duas frentes:

a) promover a integração dos trabalhos em população e desenvolvimento na e sobre a região;

b) atuar na capacitação de técnicos dos governos locais e da sociedade civil organizada.

O projeto tem como ponto de partida a instalação de um Centro de Referência em questões de população de desenvolvimento integrando e organizando os diferentes conhecimentos e formas de trabalho das instituições envolvidas, com o objetivo de aumentar a capacidade dos técnicos dos governos locais e da sociedade civil organizada, para avaliar e integrar a dinâmica sócio-demográfica à formulação de políticas sociais. Esse projeto respeita os princípios da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento da qual o Brasil é signatário.

Coordenadora:

Profª Dra. Ana Maria Nogales Vasconcelos

Mais informações pelo site: