Pesquisas

Objetivos: identificar argumentos e contra-argumentos sobre a inserção do espaço urbano em um ZEE; construir um referencial teórico-conceitual sobre o espaço urbano como fração do espaço enquanto totalidade; discutir a segmentação do espaço e a integração entre políticas públicas espaciais e entre seus instrumentos; elaborar proposta de esboço metodológico sobre a importância do espaço urbano em um ZEE por meio das categorias analíticas: problemas, atores e ações; aplicar o esboço metodológico no ZEE do Estado do Acre.

Início: abril de 1999.

Término: fevereiro de 2006.

O projeto foi uma parceria do NEUR/CEAM/UnB com o Development Planning Unit/University College London – DPU/UCL. Contou com o apoio do DFID/British Council de abril de 1999 a março de 2005 para fins de intercâmbio de professores; entre agosto de 2001 a maio de 2002 foi apoiado pelo Ministério do Meio Ambiente/Secretaria Técnica do SPRN-PPG-7  e pelo CNPq de agosto de 2003 a fevereiro de 2006.

A equipe interdisciplinar foi composta, do lado brasileiro:

- Pela UnB: Marília Steinberger (coordenadora), Theodelina Moreira Amado, Marta Adriana Bustos Romero, Brasilmar Ferreira Nunes, Mário Diniz de Araújo Neto (além de 8 estagiários que foram qualificados na equipe como assistentes de pesquisa);

- Pelo IGEO/UFRJ: Olga Maria Schild Becker;

- Pelo Estado do Acre: Magaly Medeiros e Wladimyr Sena Araújo.

Do lado britânico, envolvia:

- Adriana Allen (coordenadora), Edésio Fernandes e Julio D´Avila (além de 1 assistente de pesquisa).

O projeto teve como produtos:

- cursos de treinamento a mais de 200 pessoas entre professores e alunos de graduação e pós-graduação da UnB e técnicos governamentais;

- mais de 25 monografias, dissertações e teses elaboradas sobre o tema;

- mais de 30 artigos científicos publicados decorrentes de participações em igual número de eventos nacionais e internacionais;

- publicação do livro Território, Ambiente e Políticas Públicas Espaciais (no prelo).